segunda-feira, 30 de junho de 2014

Artes Cênicas - "Miragem"

Em um domingo chuvoso, ao invés de ficar sentada na poltrona, fui ao teatro. Na Sala 209 da Usina do Gasômetro. Assistir à peça “Miragem”.
Foto: Petci Pedron
A direção geral é de Lisandro Belloto e a quem orientou os trabalhos corporais foi Eva Schul. A produção sonora é ao vivo feita por Alexandre Missel e Marina Mendo. O cenógrafo Rodrigo Shalako, é o profissional que cria, conceitua e coordena a construção do cenário.Alguns efeitos especiais são feitos com desenhos sobre um retroprojetor por Cris Eifler. Quem produziu foi Marina Mendo e Rossendo Rodrigues.

A atriz Marina Mendo inicia a apresentação fora do palco, na sala de espera, falando em voz alta e caminhando entre o público, sobre o roteiro e questionando o público;
 “Tu te conheces?”, “Qual foi a coisa mais apavorante que já te aconteceu?”

Foto: Petci Pedron
Observe o olhar, pelo espelho, nos olhos do público.
O público é convidado a entrar na sala 209, sentar no chão ou em cadeiras na frente do palco onde o corpo do ator Marcelo Mertins debate-se e ele pinga gotas de um suor agonizante.

Ator Marcelo Mertins
Foto: Diego Bregolin
Estão prontos os atores para apresentar as personalidades de seus personagens. Marina conta sobre o casamento de sua avó em 1959, com uma entonação caipira e católica. Dessa história surgem dois personagens e um romance.A vaidade é pautada e enquanto Marcelo utiliza creme de barbear, usa muito desodorante e fuma cigarro fazendo flexões, do outro lado do palco, Marina faz os pés, penteia seus cabelos, usa óleo corporal e dá pulos dançantes. A dupla utiliza espelhos para demonstrar o interesse pelo conhecimento do próprio corpo humano.

Foto: Petci Pedron

A concepção relata uma história que mistura experiências da avó e do universo para esse casal com apresentações de interpretações e efeitos em um espetáculo que dura uma hora.

Entrevista CaféClaquete
Mariana: Marcelo, como o teatro entrou na tua vida?
Mertins: "Meu colégio tinha um festival de teatro. Eu descobri outras possibilidades de mim que o teatro me apresentou. Por exemplo: sair da posição de conforto, ao invés de esconder as coisas, expor as coisas."

Mariana: O que o ator faz quando está de costas em cena, pois os efeitos visuais tomam as rédeas e uma outra apresentação chama a atenção do publico?
Mertins: "O que se faz em todos os momentos da vida, o teatro presentifica e quando estamos no momento presente é quando estamos no momento passado e futuro. Uma experiência teatral é uma experiência de presente. Tu simplesmente está ali. Isto pode ser recheado com técnicas e imagens ou pode simplesmente parar."

Mariana: Isto é tranquilo?
Mertins: "Nunca é tranquilo. É o exercício de como entrar nisso e não pirar e ao mesmo tempo não relaxar, é um meio termo entre relaxamento e explosão, um encontro de momentos.

Mariana: Os efeitos visuais são muito bons e interativos.
Mertins:"É um trabalho coletivo, obrigado."

"O teatro é uma arte multimídia, usa técnicas corporais, visuais, auditivas, melódicas, a dança, o circo.Acaba sendo uma arte muito híbrida, muito misturada. Então, um dos treinamentos do ator é aprender a fazer o que lhe interessa, entre tantas possibilidades de técnicas já existentes no mundo e que ainda vão ser criadas. Em qual podemos nos encontrar, pois é indispensável uma sensação de prazer."


Confira o vídeo: 



#entradafranca.